Atividades

Projeto i-DREAMS

Entre 2019 e 2023 a Barraqueiro Transportes fez parte do consórcio do Projeto Europeu H2020 “i-DREAMS”, com o objetivo de criar ferramentas transversais a diferentes modos de transporte, no domínio da segurança.

Em particular, estabeleceu-se como meta avaliar, de forma objetiva, uma metodologia para definir, implementar, testar e validar o conceito ‘Safety Tolerance Zone’ (Envelope de Operação Segura), sensível ao contexto, para a operação de veículos rodoviários e ferroviários, no seio de um sistema inteligente de monitorização e avaliação do contexto operacional e apoio à condução/operação (i-DREAMS). Este conceito assenta num envelope de operação dinâmico, cujos limites são definidos e ajustados de forma contínua, com base no contexto operacional e no estado do condutor/operador, garantindo a segurança do operador e passageiros.

Como resultado do projeto, para além dos dados que serão utilizados para treinar modelos avançados de assistência à condução, foi desenvolvido um kit complexo de hardware, que monitoriza o contexto de condução e recolhe dados da viatura, e uma plataforma avançada de feedback dos indicadores de segurança e formação de condutores/operadores, assente em estratégias de gamificação.

Num futuro próximo e em colaboração com um OEM, a BT tem como objetivo continuar o desenvolvimento deste projeto, integrando os dados dos sistemas ADAS que o novo GSR impõe à homologação de veículos.

Telemática e geolocalização de alta precisão

Na sequência do projeto i-DREAMS, a Barraqueiro Transportes deu inicio ao desenvolvimento de uma ferramenta proprietária de telemetria e telemática. Neste momento, o projeto tem como objetivo principal mapear, de forma detalhada, algumas linhas da sua rede e medir o desempenho dos veículos, por forma a avaliar o potencial da sua futura operação com veículos elétricos e de baterias, bem como comparar os desempenhos em contexto real, face às especificações e prestações certificadas, em condições de teste padronizados.

Para tal, para além da recolha de dados dos sistemas e do tacógrafo do veículo, o sistema recorre a um sistema de GPS diferencial que permite uma geolocalização com uma precisão ao nível do “cm”.