“Íbis-Preto” já pousou no Tejo!
No dia 21 de abril, após viagem, em transporte marítimo, entre o Porto de Avilés (Espanha) e o Porto de Lisboa, realizou-se a operação de descarregamento do quarto navio da frota 100% elétrica da TTSL – Transtejo Soflusa.
Nessa manhã, já vistoriado pela DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, o “Íbis-Preto” iniciou navegações teste no Estuário do Tejo.
Segue-se o processo de legalização do navio, no qual se inclui a emissão do título de propriedade e do certificado de navegabilidade.
A par da construção dos restantes cinco navios, continua a formação das tripulações e avança a empreitada de instalação do sistema de carregamento elétrico nos terminais fluviais que irão receber a nova operação 100% elétrica da TTSL, nomeadamente no terminal fluvial do Seixal, cujo sistema já se encontra em fase de testes e vistorias.
“Íbis-Preto” é o quarto navio da frota elétrica da TTSL.
O projeto de renovação da frota Transtejo é financiado pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito da medida “Apoio à transição para uma economia com baixas emissões de carbono”.
Mais informação sobre a nova frota 100% elétrica em https://ttsl.pt/empresa/financiamento-europeu/saiba-mais-sobre-a-nova-frota-100-eletrica/