Notícias

Compromisso estratégico na luta contra o Vandalismo

Metro de Lisboa lidera iniciativa conjunta para combater atos de vandalismo no Transporte Público

Desde abril de 2024, o Metropolitano de Lisboa assumiu a criação e coordenação de um Grupo de Trabalho dedicado à problemática dos atos de vandalismo nos transportes públicos e respetivas infraestruturas. Este grupo foi concebido com o propósito de fomentar sinergias entre os diversos operadores de transporte, promovendo uma análise abrangente e uniforme das várias dimensões deste fenómeno, com vista à implementação de soluções coerentes e eficazes.

No âmbito deste esforço conjunto, foram realizadas múltiplas reuniões sob a coordenação do Metropolitano de Lisboa. Estas sessões constituíram espaços de partilha de preocupações e desafios enfrentados quotidianamente pelos operadores de transporte e infraestruturas, nomeadamente a ALSA Grupo S.L.U., a Carris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M., S.A., a CP – Comboios de Portugal, E.P.E.,  Fertagus, a Rodoviária de Lisboa, S.A., a Viação Alvorada, Lda, a Barraqueiro Transportes, a  IP – Infraestruturas de Portugal, S.A., o Metropolitano de Lisboa, E.P.E., a Transtejo Soflusa, S.A., a  T.S.T. – Transportes Sul do Tejo S.A. e  a T.M.L. – Transportes Metropolitanos de Lisboa. As discussões abrangeram uma ampla gama de temáticas relacionadas com o vandalismo, permitindo uma abordagem integrada e colaborativa ao problema.

O culminar deste trabalho ocorreu numareunião final realizada a 10 de janeiro de 2025, onde as entidades participantes formalizaram o compromisso de implementar as medidas propostas pelo grupo. Estas medidas abrangem as áreas operacional e de segurança, jurídica, de comunicação e de benchmarking, procurando assim garantir um tratamento estruturado e transversal à questão do vandalismo.

O Grupo de Trabalho sobre Atos de Vandalismo continuará ativo, assumindo a responsabilidade de monitorizar a aplicação das medidas, avaliar os seus resultados e identificar novas necessidades que possam surgir no futuro.

Através desta união de esforços entre os vários operadores de transporte, torna-se possível materializar medidas concretas que assegurem a prestação de um serviço de transporte público cada vez mais seguro e eficiente. Este esforço conjunto é um testemunho da força coletiva que resulta da cooperação em prol de um objetivo comum.