CP Comboios de Portugal: mobilidade, coesão territorial e compromisso com o cliente
Ligar pessoas e comunidades, de forma sustentada e alicerçada no modo ferroviário é a missão da CP – Comboios de Portugal. São mais de 166 anos de experiência a prestar um serviço de qualidade e com segurança ao cliente e a contribuir para a preservação do ambiente.
Com cerca de 148,1 milhões de passageiros (2022) transportados por ano, a CP é uma das mais representativas empresas portuguesas e a maior empresa de transportes terrestres a operar em Portugal.
Enquanto entidade pública empresarial, que tem como único acionista o Estado Português e está sujeita à tutela do Ministério das Infraestruturas e do Ministério das Finanças, a CP assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país e dos seus cidadãos, através de um bom desempenho da sua atividade comercial.
A nossa empresa, dedicada ao transporte ferroviário de passageiros, rege-se por valores como o compromisso, a ética ou a resiliência e, a nossa visão de futuro passa por apostar na inovação, na sustentabilidade económica, ambiental e social e em ir mais longe, para moldar o futuro da mobilidade nacional, aumentando a coesão territorial.
O nosso foco está, e estará sempre, no compromisso com o cliente, que todos os dias procuramos servir mais e melhor, e na prossecução de altos níveis de competitividade e sustentabilidade, contando para isso com o envolvimento ativo e imprescindível de toda a organização.
No âmbito do modelo de governo adotado, a CP tem um Conselho de Administração, um Conselho Fiscal e um Revisor Oficial de Contas, sendo ainda auditada por um Auditor Externo. No presente mandato, o Conselho de Administração da nossa empresa é constituído por Pedro Moreira, na qualidade de Presidente, Isabel Ribeiro, na qualidade de Vice-Presidente, Ana Malhó, Pedro Ribeiro e Joaquim Guerra, todos na qualidade de Vogais.